Como o RH digital está transformando a Gestão de Pessoas?
A tecnologia permeia todos os setores do mercado, promovendo a evolução e expansão de diversas áreas empresariais. Nesse cenário, surge o RH digital.
A digitalização da área de Gente e Gestão otimiza processos de rotina, reduzindo o tempo de resposta para as demandas do setor e aprimorando o suporte a gestores e equipes.
Mas o que é o RH digital? Neste artigo, exploraremos esse conceito que é uma forte tendência de mercado.
Continue a leitura para compreender a sua relevância e descobrir os inúmeros benefícios de incorporá-lo à sua empresa.
O que é RH Digital?
RH digital é o termo utilizado para representar as adequações dos Recursos Humanos à tecnologia e a incorporação das suas atividades em uma base digital.
A ideia é conferir mais agilidade, padronização, segurança e otimização aos processos realizados pelos profissionais da área.
Assim, as demandas burocráticas mais urgentes, recrutamento e seleção, resolução de conflitos ou avaliação de desempenho poderão ser desenvolvidas em menor tempo, melhorando as entregas do RH.
Evolução do RH
Com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias no RH, o setor passou a desempenhar um papel ainda mais estratégico.
Durante esse processo de transformação, novas características e modos de atuação foram conferidos ao departamento. Confira:
- RH 1.0: é o modelo tradicional de RH, em que as funções desempenhadas eram estritamente burocráticas.
- RH 2.0: um pouco mais complexo que o modelo original, o RH 2.0 via o capital humano como parte da estratégia de negócio.
- RH 3.0: mais conectado que os anteriores, o uso de novas tecnologias contribuía para a otimização da resolução de questões burocráticas e estratégicas.
- RH 4.0: para além da adequação às tecnologias, o RH 4.0 fazia uso inteligente dos softwares e plataformas disponíveis no mercado. Assim, tecnologia, estratégia e gestão de pessoas se uniam em um modelo que potencializava os resultados e permitia ações como o recrutamento preditivo.
- RH 5.0: a atual tendência do RH digital tem o foco na otimização do trabalho por meio de automatizações de processos e mais flexibilidade oferecida aos colaboradores. Assim, o profissional de RH passa a se dedicar cada vez mais às decisões estratégicas do setor.
Como funciona o RH Digital?
O RH digital realiza a junção tática do potencial criativo do ser humano, do uso da tecnologia e do suporte de plataformas de Gente e Gestão.
Ou seja, ele existe para facilitar e agilizar tarefas cotidianas operacionais, em prol dos profissionais. No RH digital, portanto, o uso de ferramentas, softwares e Inteligência Artificial é orientado pelas pessoas – como se elas fossem o “cérebro da operação”.
Além da praticidade na rotina, o RH digital contribui para uma melhor gestão de pessoas e para a manutenção do clima organizacional. Em síntese, o objetivo é favorecer o desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores, visando sua produtividade e o crescimento do negócio.
Quais são os elementos do RH Digital?
A estruturação do RH Digital tem como base diversos processos. Dentre eles, a realização de pagamentos de forma automatizada e desligamentos online são os mais conhecidos.
Alguns outros elementos do RH 5.0 são:
Experiência do colaborador
Valorizar a first-person experience parte da compreensão de que os colaboradores são tão importantes quanto os clientes.
Ou seja, é preciso que o RH enxergue seus profissionais como os clientes internos. Para isso, disponha atenção e cuidado a sua experiência diária, proporcionando um espaço agradável e estimulando relações positivas de trabalho.
Isso vai além dos benefícios básicos necessários para a permanência de uma pessoa na equipe e outros ‘atrativos’ estruturais, de comodidade e saúde que uma corporação pode oferecer.
Neste ponto, vale lembrar que toda a jornada de um colaborador deve ser planejada, desde o onbording até um possível desligamento.
Clima organizacional
A construção de um bom clima organizacional é um fator importante para a experiência positiva dos funcionários. Afinal, é a partir dele que a convivência cotidiana acontece, seja ela virtual ou presencial.
A pesquisa de clima, por exemplo, ajuda a medir as interações nesses espaços, recolhendo opiniões, reclamações e sugestões de melhoria para que a gestão planeje ações de resolução adequadas.
Flexibilidade
Os modelos remotos e híbridos têm sido cada vez mais adotados pelas empresas desde a pandemia de Covid-19. Antes visto como uma possibilidade de continuar as atividades à distância, agora o online é o formato de trabalho principal de diversas empresas.
Isso porque os gestores perceberam que a flexibilidade é uma das prioridades do profissional 5.0. Em outras palavras, as pessoas – sobretudo das novas gerações – estão em um movimento crescente de valorização da qualidade de vida, pensando em bem-estar dentro e fora do trabalho.
Por esse motivo, conceitos como anywhere office, home office e jornadas laborais reduzidas tem sido temas bastante discutidos no meio empresarial.
Desenvolvimento
Investir no desenvolvimento coletivo e individual de colaboradores é uma das chaves para impulsionar o engajamento, motivação e satisfação das pessoas de um time. Afinal, se há investimento, há confiança, e isso estimula a produtividade.
A melhor forma de fazer isso é por meio de planos de carreira, treinamentos coorporativos, palestras e cursos ministrados por talentos internos ou de fora da empresa.
Digitalização dos processos
Além das facilitações que a tecnologia traz para os profissionais de RH em suas demandas manuais, digitalizar processos também ajuda a evitar que erros desatentos passem despercebidos pelos olhares humanos.
Afinal, quando uma tarefa repetitiva é realizada, a tendência é que o piloto automático seja ligado e a gente passe a fazer determinada atividade sem refletir a fundo a respeito de nossas ações.
Qual o impacto do RH Digital nas empresas?
Com a digitalização mais acelerada a partir da quarta fase do RH, tornou-se possível utilizar soluções e ferramentas, como People Analytics, Big Data, ChatGPT e Business Intelligence, capazes de criar maior interação com as outras áreas.
Com isso, as chances de êxito nas ações estratégicas são maiores, uma vez que as informações e tomadas de decisão são baseadas em dados.
Agora, com o RH 5.0, os profissionais da área direcionam o seu foco principal para o clima organizacional e para a gestão estratégica de pessoas.
Afinal, a era digital está presente e as empresas já entenderam a importância de se adaptarem a essa forte influência tecnológica e priorizam o capital humano. Com automação e autonomia, o RH digital é um braço importante da gestão como um todo.
Quais são os benefícios do RH Digital?
O RH é o setor que interage com todos os departamentos, integrando organização, liderança e equipes. Além disso, é responsável pelos processos de contratação e desligamento de profissionais e pela manutenção da cultura e clima organizacional.
Por meio da digitalização, os dados gerados pela área podem ser compartilhados, pontualmente, com o gestor específico de cada setor visando o desenvolvimento das equipes.
Com mais precisão, as informações processadas e gerenciadas digitalmente podem auxiliar a tomada de decisão mais segura.
Assim, a tecnologia oferece recursos e elementos para a efetividade do trabalho desenvolvido no RH. Conheça, a seguir, alguns benefícios de ter um RH digital na empresa!
Melhora na rotina do departamento pessoal
Como parte do RH, o departamento pessoal é responsável por processos burocráticos da empresa.
Além da gestão dos contratos de trabalho, o setor também cuida das folhas de pagamento, bancos de horas, férias, registro de ponto, licenças, benefícios, horas extras, entre outros.
É uma rotina que “não admite falhas”, afinal, qualquer deslize pode causar impactos no salário dos colaboradores ou acarretar reclamações passíveis de ações judiciais no futuro — um risco real em um trabalho realizado manualmente.
Um sistema digital permite ao gestor de RH melhor gerenciamento e acompanhamento das atividades do DP, ainda que a distância.
Acesso a dados sólidos e confiáveis para a tomada de decisão
A decisão orientada por dados é, certamente, a premissa básica do RH Digital. Ao coletar dados e transformá-los em informações, o RH terá condições de analisar o desempenho dos demais setores e oferecer o suporte necessário.
Por meio dos da análise de perfil e desempenho dos colaboradores, o RH terá mais embasamento para propor soluções e melhorias, além de avaliar a necessidade de investir em capacitações para que os profissionais desenvolvam suas habilidades.
Recrutamento inteligente e retenção de talentos
Processos de recrutamento e seleção online estão sendo cada vez mais comuns. Ao selecionar perfis e currículos dos candidatos, uma análise prévia pode ser realizada com o cruzamento de dados dos profissionais interessados.
A estratégia é tentar avaliar ao máximo o fit cultural dos candidatos com a empresa. Além disso, uma boa forma de evitar as altas taxas de turnover é alinhar, já no recrutamento, as expectativas dos profissionais aos objetivos da organização.
Nesse sentido, o RH Digital trabalha com precisão, já que automatiza a análise de currículos e identifica afinidades entre empresa e candidatos.
Com o recrutamento preditivo, o RH tende a um processo inteligente, ágil e com mais chances de sucesso. Em outras palavras, um processo justo e que leva em consideração os aspectos mais relevantes das hard skills e soft skills dos candidatos.
Como implementar um RH Digital?
Antes de implementar o RH digital, é preciso refletir sobre a cultura atual da sua empresa. Afinal, trata-se de uma mentalidade mais atualizada sobre a área, com foco no RH 5.0.
Por esse motivo, avaliar a realidade da gestão de pessoas, entender qual é a visão de mercado das lideranças e como a tecnologia e as novas tendências são enxergadas por essas pessoas é primordial.
Neste momento, cabe analisar a concorrência e traçar planos de ação com base nas prioridades da companhia, visando o desenvolvimento dos times e da corporação como um todo.
Tendo tudo isso em mente, acompanhe o seguinte passo a passo para adotar um RH digital!
1. Pesquise a melhor solução para o seu negócio
Existem diversas soluções para RH, que visam atender a diferentes demandas e necessidades.
Por isso, é essencial conhecer quais as melhores opções para a sua empresa. Para isso, é preciso analisar o custo-benefício da plataforma, seu funcionamento, assertividade e como é o suporte da empresa provedora do serviço.
2. Entenda onde aplicar a tecnologia
O uso de tecnologias em RH deve ser adaptado à realidade da organização, entendendo quais processos precisam ser digitalizados e qual o nível de adaptabilidade dos colaboradores a essa fermenta.
Por isso, é preciso analisar os processos da empresa e entender onde a tecnologia será melhor aplicada: gestão de dados, recrutamento e seleção, desenvolvimento e outros.
3. Ouça os colaboradores
Decisões que impactam diretamente a rotina dos colaboradores e o modelo de gestão da empresa devem ser realizadas de forma fluída e com o apoio das equipes.
Por isso, além das decisões tomadas pelo RH e amparadas pela liderança, é necessário fazer com que todos os profissionais impactados por essas transformações também se sintam acolhidos e parte da escolha.
Assim, será mais fácil realizar a mudança e inseri-la na cultura organizacional. Além disso, os funcionários da empresa estarão mais dispostos ase capacitar no uso das ferramentas.
4. Estabeleça uma cultura de inovação
Para implementar o uso de tecnologias nos diversos processos das corporações é preciso implementar uma cultura organizacional que visa a inovação e o desenvolvimento contínuo.
Ao implementar um RH digital é essencial que os colaboradores estejam dispostos a realizar transformações frequentes em busca da modernização de processos e otimização de recursos.
Além disso, apenas com uma mudança de mentalidade será possível adaptar toda a empresa ao uso de ferramentas de análise e gestão.
Por isso, o RH digital deve aproveitar todos os recursos para exercer seu papel com transparência e credibilidade, empenhado em corresponder às expectativas de gestores e funcionários.
Afinal, ele vai além da implantação de tecnologias nos processos da área. O conceito valoriza o capital humano e compreende o uso das ferramentas digitais em prol de um desenvolvimento que aponta para o futuro ideal de gestão.
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