Como usar um Sistema Integrado de RH na gestão de pessoas?
Realizar uma gestão eficiente das pessoas e do capital intelectual de uma empresa demanda investimentos e dedicação para encontrar as melhores soluções. Nesse contexto, ter um sistema integrado de RH pode ser a chave para otimizar processos e conquistar bons resultados.
Isso porque, os softwares all-in-one permitem uma análise completa dos profissionais e do cenário corporativo. Em contrapartida, o uso de diversas ferramentas pode fazer com que informações sejam perdidas e o acompanhamento de dados e indicadores se torne moroso.
Continue a leitura e entenda o que é e como funciona um sistema integrado de RH, bem como quais são os seus principais benefícios para a gestão de pessoas. Vamos lá?
O que é um sistema integrado de RH?
Um sistema integrado é formado pela união de duas ou mais plataformas em uma única solução, que coleta e armazena todos os dados necessários para a gestão. Com isso, gerar diagnósticos precisos sobre o negócio e propor ações de melhoria organizacional torna-se ainda mais fácil.
Os sistemas utilizados no setor de Recursos Humanos costumam ter como objetivo criar um banco de dados robusto, ao passo em que potencializa o alinhamento entre times. Assim, gerenciar metas, atividades e indicadores de desempenho passa a ser uma tarefa automatizada.
Além disso, a integração de ferramentas em um único software permite o cruzamento de informações entre os setores da companhia. Isso favorece a gestão do conhecimento, a valorização de talentos e a agilidade na comunicação.
Como funciona um sistema integrado?
O sistema integrado de gestão empresarial funciona como uma plataforma estratégica para facilitar a rotina de trabalho e o armazenamento da informação. Para isso, utiliza People Analytics, tecnologias variadas e Big Data.
Esse tipo de ferramenta traz diferentes funcionalidades que visam atender a um setor específico ou à organização como um todo. No caso da gestão de RH, pode trazer opções relacionadas a processos seletivos, controle de ponto, acompanhamento de metas e troca de feedbacks, por exemplo.
Soluções como essa tornam possível que todas as informações sobre um colaborador estejam documentadas em um mesmo espaço. Dessa forma, ao pesquisar pelo nome do profissional, você poderá verificar questões como frequência, plano de carreira, currículo, salário e férias.
Quais as vantagens de investir em um sistema integrado para gestão de RH?
Zelar por uma gestão de RH humanizada, eficiente e com base em dados pode ser um desafio. Afinal, o fluxo de informações e de tarefas diárias é intenso e, muitas vezes, o departamento pode se sentir sobrecarregado.
Contudo, investir em um sistema integrado pode ser a resposta para muitas dessas dificuldades. Veja, a seguir, as suas 7 principais vantagens!
1. Comunicação mais ágil e objetiva
Ter um local único para concentrar toda a comunicação, a distribuição de responsabilidades e o armazenamento de dados facilita (e muito) o diálogo nas organizações. Seja em relação aos seus pares, à liderança ou a outro setor, os ruídos comunicacionais e o retrabalho tendem a diminuir com esse recurso.
2. Aumento da produtividade
A integração de ferramentas e tarefas em um mesmo sistema otimiza tempo e esforços na rotina, além de tornar as informações mais acessíveis a todos os funcionários da empresa.
Com isso, os projetos podem ser colocados em prática com mais agilidade, melhor aproveitamento dos recursos e mais eficiência, aumentando a produtividade no trabalho!
3. Acompanhamento próximo dos indicadores de RH
Ter todos os dados sobre pessoas, processos e metas documentados em uma única plataforma favorece o acompanhamento próximo do desempenho corporativo. Quando pensamos nos indicadores de RH, é possível que as coletas realizadas sejam registradas em um banco de dados compartilhado, que permite a comparação periódica dessas métricas.
4. Gerenciamento eficiente do ciclo de Gente e Gestão
Como vimos, investir em um sistema integrado de RH possibilita que todas as informações sobre os colaboradores, bem como algumas atividades, sejam compiladas no software. Isso contribui para um gerenciamento mais eficiente do ciclo de Gente e Gestão, que compreende toda a jornada do talento na companhia.
5. Mais eficiência nas contratações
Um sistema integrado de gestão de pessoas consolida tudo o que é preciso sobre cada indivíduo do quadro de pessoal, bem como do banco de currículos da empresa. Por isso, é um aliado estratégico do processo de recrutamento e seleção.
Afinal, além de otimizar a coordenação das etapas, a triagem de candidatos e a escolha para contratação, armazena perfis diversos, que podem ser aproveitados no futuro. Além disso, vale ressaltar que é possível ter soluções direcionadas totalmente para os processos seletivos, sendo complementares à principal ferramenta usada na gestão empresarial.
6. Otimização da administração de pessoal
O uso de um software integrado ajuda a otimizar também a administração de pessoal. Isto é, a facilitar processos internos e burocráticos, além de contribuir para a rotina de DP, a partir da análise de dados e da automatização de tarefas.
7. Tomada de decisão mais assertiva
Por fim, todas as vantagens já apresentadas convergem no benefício de uma tomada de decisão mais assertiva. Isso porque, com tantos dados, insights, possibilidades e visão sistêmica, realizar escolhas conscientes e acertadas é ainda mais fácil.
Como implementar um sistema integrado na gestão de pessoas?
Caso a sua empresa ainda não conte com um sistema integrado para gestão de pessoas, o primeiro passo é avaliar as ferramentas já utilizadas. Assim, você poderá entender quais podem ser usadas de forma complementar e quais podem ser reavaliadas.
Depois de estudar o ambiente e a cultura organizacional e de revisar os processos e entregas, faça um mapeamento das reais necessidades do negócio. Com base nas informações coletadas e nas análises feitas, sua equipe será capaz de buscar o apoio de uma consultoria de RH apta a oferecer soluções para todo o ciclo de Gente e Gestão.
Além disso, para implementar um novo sistema, é preciso alinhar expectativas com as lideranças e com os demais colaboradores da organização. Assim, as mudanças serão mais sutis e melhor recebidas pelos talentos.
Agora que você já sabe o que é um sistema integrado de gestão, que tal conhecer mais sobre outras funcionalidades da tecnologia no RH?