Tecnologia Cognitiva no RH: o que é e como funciona?

Tecnologia Cognitiva no RH: o que é e como funciona?

Já não é novidade dizer que o avanço tecnológico tem revolucionado a sociedade. A grande questão é que isso também exige uma busca constante por aprendizado, principalmente para se adequar às novas tendências. Esse é o caso da tecnologia cognitiva!

A tecnologia cognitiva (TC) surge como uma inovação que atua para além do processamento de informações, gerando o aprendizado das máquinas (machine learning) com base na experiência. Isso permite aperfeiçoar os processos e as práticas organizacionais, por meio da gestão da informação e do conhecimento.

Para a área de Gente e Gestão, a tecnologia no RH tem apoiado e impactado de maneira significativa os processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento profissional e a formação de equipes de sucesso.

No médio e longo prazo, tudo isso contribui para o aumento da satisfação e do engajamento dos colaboradores, resultando no sucesso do negócio.

Para entender melhor o que é a tecnologia cognitiva e como ela pode revolucionar o seu RH, continue a leitura!

O que é Tecnologia Cognitiva?

A tecnologia cognitiva permite que grandes volumes de informações sejam manipulados para gerar novas ideias e soluções. Mas ela vai muito além da coleta e tratamento de dados, pois ultrapassa os limites da mera execução do que está programado.

As soluções pautadas em tecnologia cognitiva são amparadas na inteligência cognitiva, ou seja, na capacidade de aquisição e processamento de conhecimento pelas máquinas. Isso é, computadores ensinados a realizar atividades por meio da experiência e repetição.

Por meio de modernos algoritmos, a tecnologia cognitiva é um novo sistema de computação inteligente, em que os computadores aprenderão a executar tarefas assim como os humanos.

Quais os princípios da Tecnologia Cognitiva e como ela funciona?

A tecnologia cognitiva pode simular aspectos do pensamento humano, como o raciocínio, a compreensão e a aprendizagem. Dessa forma, vai além do processamento das informações, conseguindo aprender com as bases de informação. Assim, desenvolve raciocínio próximo ao do ser humano, apoiado em algoritmos eficazes.

Esse tipo de tecnologia permite identificar novas alternativas para os produtos e/ou serviços que a empresa precisa, fornecendo grandes insights.

Além disso, seu objetivo é auxiliar as pessoas em tarefas específicas, que demandam agilidade e grande poder de processamento de dados e informações. Por isso, pode apoiar em diferentes atividades, inclusive o recrutamento e seleção das empresas.

Por que apostar em Soluções Cognitivas para RH? Conheça 5 vantagens!

No mercado de trabalho atual, grande parte dos desligamentos é resultado de uma incompatibilidade do comportamento do candidato e as qualificações do cargo, da equipe ou da cultura organizacional.

Para minimizar esse desafio, apostar na implementação de soluções apoiadas em tecnologia para RH pode ser uma excelente estratégia!

Os inúmeros dados que são gerados a cada segundo nos meios digitais (Big Data) são estratégicos para o RH das empresas. Afinal, por meio da coleta e análise de dados vindos de diversas fontes, as decisões podem ser tomadas com mais segurança e precisão nos processos seletivos e na gestão de pessoas.

A seguir, confira 5 vantagens de usar a tecnologia para a atração, seleção e desenvolvimento de pessoas!

1. Triagem dos candidatos

Realizar uma boa triagem dos candidatos mais qualificados para cada posição é possível. Para isso, é implementado o cruzamento entre os perfis cadastrados no banco de dados de uma empresa e os pré-requisitos necessários para a vaga.

A partir dessa análise, fica mais fácil identificar profissionais que apresentem fit cultural com a organização e as qualificações necessárias para a função.

2. Mapeamento de competências

Por meio do mapeamento de competências e perfil comportamental é possível identificar o talento atual de uma pessoa e seu potencial de performance.

Com o auxílio da tecnologia, o gestor pode identificar a aderência de seus funcionários para funções comerciais, administrativas ou qualquer outra. Além disso, é possível reconhecer futuros líderes e até mesmo avaliar a capacidade de jovens talentos para integrarem as equipes.

3. Execução de programas de desenvolvimento

Com a coleta de dados, a equipe de RH, por ter acesso a mais informações, tem melhores meios para planejar e implementar projetos de desenvolvimento mais efetivos. Com isso, pode oferecer cursos e capacitações voltados para as áreas que precisam ser aprimoradas, por exemplo.

Além disso, com o uso da tecnologia cognitiva é possível realizar avaliações periódicas e mensurar resultados, comparando os dados e sugerindo planos de desenvolvimento de carreira mais direcionados.

4. Aumento na retenção de talentos

Ao contratar de forma preditiva, as equipes terão mais chances de apresentar melhor fit cultural entre si e com a própria empresa.

Dessa forma, os colaboradores trabalham com mais motivação e engajamento, uma vez que se sentem pertencentes e valorizados pela organização.

5. Monitoramento de resultados

Monitorar os resultados das estratégias organizacionais é outra vantagem que a tecnologia cognitiva proporciona.

Afinal, mensurar a performance das equipes e os resultados corporativos é uma forma de direcionar os esforços e a efetividade das estratégias implementadas. Além de otimizar ações de RH, a tecnologia oferece informações e outros insights que podem auxiliar a liderança na escolha de perfis mais estratégicos para a sua equipe.

Quer entender melhor como a tecnologia combinada à ciência comportamental pode ser um investimento estratégico que trará soluções em análises preditivas, avaliação de potencial e para formação de equipes?

Baixe nosso infográfico gratuito sobre como potencializar o desenvolvimento da sua equipe com o uso da Inteligência Artificial!

Autora
Tecnologia Cognitiva no RH: o que é e como funciona?
Autora convidada
Amanda é graduanda em Letras – Tecnologias da Edição no CEFET-MG. Apaixonada por literatura brasileira, teatro e MPB.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support