Como a Tecnologia Humanizada favorece a gestão de pessoas?
Já pensou em usar as soluções digitais para tornar a sua empresa mais humana?
Com as estratégias certas, aquilo que parece estar distante de conceitos como ‘empatia’ e ‘cuidado’ se torna mais próximo do que nunca de uma gestão de pessoas eficiente. Estamos falando da tecnologia humanizada!
Hoje, recursos como People Analytics e Inteligência Artificial fazem as ferramentas criadas pelo homem mais inteligentes, automatizadas e, há quem diga, quase aptas a desenvolver pensamentos próprios.
Por isso, aplicá-las na rotina da sua organização pode ser um grande diferencial competitivo.
Continue a leitura deste artigo e entenda o que é tecnologia humanizada, como implementá-la nos seus processos e quais são os principais benefícios.
O que é tecnologia humanizada?
A tecnologia humanizada é uma interpretação e uma maneira de usar as soluções digitais visando potencializar as ações de Recursos Humanos. Por isso, torna a gestão e os processos mais empáticos e adaptáveis à realidade de cada colaborador.
Desse modo, é também uma estratégia para introduzir mais facilmente a transformação digital e para otimizar o uso de possíveis novas ferramentas no trabalho.
Com as soluções certas, favorece a atração e retenção de profissionais, unindo o melhor que a tecnologia tem a oferecer com o potencial único de cada talento.
Como implementar a tecnologia humanizada na gestão de pessoas?
Usar a tecnologia a serviço das pessoas é a razão pela qual tantas novidades surgem.
Afinal, os principais motores da inovação são a empatia e a vontade de solucionar a dor do outro — e na gestão de pessoas não seria diferente.
Além disso, duas grandes tendências de RH para os próximos anos são a adoção de uma gestão humanizada e o investimento em softwares all-in-one.
Com isso, apostar em novas soluções e metodologias se faz essencial para gerir pessoas. Veja como!
- Aplique People Analytics nos processos de RH.
- Faça o mapeamento do perfil comportamental dos colaboradores.
- Invista em assessments de análise preditiva.
- Proporcione uma jornada mais flexível e com ferramentas eficientes para comunicação assíncrona.
- Aposte em plataformas de cursos e treinamentos online.
- Comece aos poucos e adeque a cultura organizacional.
- Use indicadores de desempenho para acompanhar as melhorias.
Quais são os benefícios para as empresas?
A tecnologia humanizada pode ser aplicada em diversas atividades do setor de RH, impactando positivamente todo o negócio.
Assim, apresenta benefícios como o aumento do engajamento dos times e um melhor alinhamento de necessidades, objetivos e modos de trabalho entre pares.
Outro ponto positivo é que o uso de soluções para gestão de pessoas impulsiona uma cultura de feedback e de priorização de atividades estratégicas.
Isso favorece os resultados da organização, o desenvolvimento de seus talentos e a qualidade das entregas realizadas.
Por fim, para uma companhia prosperar e garantir sua longevidade no futuro, ela deve estar atenta às atualizações de mercado e ter as suas pessoas como um de seus pilares.
É por isso que uma das maiores vantagens da tecnologia humanizada está em promover a sustentabilidade do negócio.
Quando aplicar a tecnologia humanizada nas empresas? Veja 5 exemplos!
A tecnologia humanizada perpassa o uso de diferentes ferramentas, modificando a percepção das pessoas e a aplicabilidade de cada solução. Veja, abaixo, 5 exemplos:
- Chatbots de atendimento ao público ou de ouvidoria interna.
- Uso de assessment nos processos seletivos.
- Coleta e análise de dados sobre pessoas e sobre a empresa.
- Investimento em Big Data no RH.
- Uso de soluções para gestão de pessoas, metas e processos.
Agora que você já sabe o que é tecnologia humanizada e como aplicá-la nas ações de Gente e Gestão, que tal entender mais sobre o assunto? Aproveite a sua visita ao blog e confira também nosso artigo completo sobre tecnologia no RH.