Tecnologia no Trabalho e seus impactos na rotina de líderes e empresas
As soluções tecnológicas já são parte da rotina da maioria das empresas, não é mesmo? Afinal, nos dias de hoje, quase tudo pode ser solucionado com o apoio de recursos digitais. Por essa razão, a tecnologia no trabalho pode ser uma grande facilitadora de processos, auxiliando líderes e suas equipes a atingir bons resultados.
Os impactos da tecnologia podem ser percebidos em diferentes setores das organizações e em várias tarefas da rotina corporativa. Isso porque ela está presente desde o recrutamento e seleção, feito pelo RH, até a comunicação diária entre os colaboradores.
Porém, é preciso se atentar também às implicações que o excesso do uso de recursos online pode trazer para lideranças e empresas.
Continue a leitura e entenda qual é o papel da tecnologia no trabalho, como ela contribui para o crescimento dos negócios e como ela impacta a rotina da liderança e seus liderados. Vamos lá?
Qual é o papel da tecnologia no trabalho?
A tecnologia no trabalho surge como uma alternativa para otimizar a comunicação, facilitar processos, armazenar dados em grande volume e gerenciar informações. Dessa forma, tem papel estratégico na modernização dos negócios, busca por inovação e na entrega de resultados mais ágeis e eficientes.
Nesse contexto, as soluções tecnológicas podem apoiar desde a comunicação interna, por meio de plataformas de e-mails, mensagens, videochamadas e armazenamento em nuvem, até a produção de inteligência de dados.
Com isso, esse recurso tem papel fundamental para o sucesso das organizações. Afinal, já não é mais possível ter uma marca forte e reconhecida, sem estar presente nos meios online. Tampouco é possível trabalhar uma cultura organizacional que represente as equipes sem plataformas de gestão de pessoas e dados.
Ou seja, o papel da tecnologia no trabalho consiste em facilitar a atuação dos profissionais, potencializar a comunicação à distância, fortalecer conexões, otimizar tarefas, entre outras.
Como as tecnologias contribuem para o crescimento dos negócios e os bons resultados das equipes?
A tecnologia no trabalho favorece a atuação e a conquista de bons resultados em diferentes áreas. Dessa forma, com as soluções adequadas, é possível otimizar demandas, potencializar o desempenho das equipes e ter maior assertividade na tomada de decisões.
Um ótimo exemplo é uso da tecnologia no RH, que contribui para que os processos de atração, seleção e desenvolvimento sejam ainda mais certeiros. Assim, com a coleta, análise e cruzamento de dados e automatização de processos, se torna mais fácil identificar o potencial dos profissionais.
Além disso, ao investir em boas estratégias de comunicação, estruturação de tarefas e recursos digitais, vários outros setores são beneficiados!
O Comercial, por exemplo, terá mais controle do fluxo de leads; o Marketing poderá mensurar suas ações; o Jurídico terá registros das transações realizadas; a Gestão de Pessoas poderá se amparar em soluções para gerenciamento de equipes.
Dessa forma, com o sucesso de cada área, a transformação da cultura organizacional e o desenvolvimento dos profissionais, toda a organização vai conquistar melhores resultados! Isso contribui para o crescimento do negócio, o alcance das metas de time e de bons indicadores de RH e para o diferencial competitivo da empresa.
Como o uso da tecnologia no trabalho impacta a rotina da liderança?
Como vimos, o uso da tecnologia no trabalho é muito positivo para as empresas. Mas você já parou para pensar sobre como essa mudança impacta as lideranças? Veja dois principais fatores!
O tempo se tornou ainda mais valioso
O primeiro ponto é que com as facilidades dos recursos digitais, o tempo se tornou ainda mais valioso. Isso porque as pessoas acreditam que estar online significa estar disponível e o grande fluxo de mensagens e informações toma conta rotina.
Além disso, com as chamadas de vídeo, as reuniões podem acontecer a qualquer momento, ainda que não sejam tão necessárias assim. Dessa forma, o tempo de líderes e executivos fica quase inteiramente tomado pelas ferramentas tecnológicas e pelas demandas de outras pessoas.
Inclusive, dados de uma pesquisa da BTA Associados, publicados na Folha de São Paulo, apontam que 66% da liderança considera o uso da tecnologia em excesso um grande consumidor de seu tempo.
Afinal, 10 anos atrás, em 2012, 37% do dia de trabalho era destinado a atividades de baixa importância para o negócio, percentual semelhante ao de 2019 (38%). Já em 2022, o estudo aponta que 61% do tempo individual é destinado a atividades que não geram valor para a organização. Ao que a gestão atribuí esse índice? Bom, à tecnologia.
As pessoas tendem a um comportamento imediatista
Somado a isso, está o senso de imediatismo — que passou a ser naturalizado em muitas empresas. Essa característica faz com que líderes com baixa empatia e pouca gestão de tempo exijam de suas equipes respostas em tempo real.
Mas não só isso: liderados tendem a enviar mensagens apenas para que a gestão tenha ciência de suas ações e aguarda resposta para atuação prática.
Então, se por um lado a tecnologia favorece a produtividade no trabalho, por outro a prejudica. Afinal, é criada a sensação de obrigatoriedade de se estar sempre conectado. Nesse cenário, qual liderança consegue pensar estrategicamente sendo requisitada a todo momento? E qual colaborador consegue desempenhar suas funções tendo que atender ao líder com tamanha frequência?
Qual a relação entre produtividade, bem-estar e tecnologia?
Bom, que a tecnologia no trabalho tem aspectos positivos e negativos quando falamos em produtividade, você já sabe. Aqui, trago a reflexão também para o âmbito da saúde mental e bem-estar.
Isso porque com o excesso de informações, as interrupções constantes na linha de raciocínio e fluxo criativo, e as relações de dependência intensificadas pelo online, muitas pessoas podem sofrer com a sobrecarga de tarefas.
Por isso, mais do que nunca, com a tecnologia sendo parte da rotina, é preciso buscar o equilíbrio entre bem-estar e produtividade. Ademais, é importante estabelecer normas para comunicação online e repasse de demandas, respeitando a jornada de trabalho, gestão de tempo e prioridades de cada um.
Tudo isso faz com que a tecnologia seja uma aliada no crescimento do negócio, além de contribuir para o bem-estar dos profissionais. No médio e longo prazo, tenha certeza que esse conjunto de fatores fará toda a diferença para a retenção de talentos. Leia o blog post sobre o assunto e saiba mais!