Quais são os tipos de talentos e como saber quais devo recrutar?
Em um país diverso como o Brasil, não seria diferente a variedade enorme de profissionais presentes no mercado de trabalho.
Essa realidade representa um grande desafio para o setor de Recrutamento e Seleção, e, ao mesmo tempo, uma oportunidade. Isso porque diferentes tipos de talentos podem compor o quadro de colaboradores de uma empresa, ampliando as opções dos profissionais de RH.
Assim como a pluralidade de profissionais existente, as vagas ofertadas também apresentam suas especificidades. Ou seja, cada equipe precisa de um determinado perfil de colaborador – tendo em vista as necessidades da área e do negócio no momento.
Nesse cenário, são realizados testes de perfil com o objetivo de conhecer os candidatos. Por meio de atividades que avaliam potencial, personalidade e soft skills, é possível analisar a compatibilidade de quem está participando do processo seletivo.
Então, se você quer saber como recrutar profissionais compatíveis com a sua empresa, continue a leitura!
Por que mapear os tipos de talentos?
Antes de mais nada, precisamos pontuar que uma boa análise de perfil é essencial para processos de recrutamento e seleção mais eficazes. Isso porque vale muito para uma empresa conseguir prever possíveis riscos presentes em uma contratação.
Logo, ter em sua equipe profissionais que você confia é uma grande vantagem.
Além de conseguir traçar caminhos mais estratégicos para o profissional dentro dos times, mapear tipos de talentos pode evitar evasões repentinas. Outro ponto positivo é que esse tipo de teste pode preservar a equipe de atritos entre colaboradores e lideranças.
Como identificar os tipos de talentos?
Atualmente, existem diversos tipos de testes de personalidade. Uns mais complexos que outros, mas todos com o mesmo objetivo – conhecer os talentos.
O que precisamos saber é que as pessoas são plurais, o que implica em resultados muito particulares. Dessa forma, é impossível definir 100% um candidato a partir de testes pré-estabelecidos.
Isso nos leva à indicação de ferramentas de análise mais robustas e personalizadas, pois elas não buscam encaixar uma pessoa em resultados padrões. Exemplo disso é a AssessFirst, uma tecnologia capaz de otimizar os processos de recrutamento, atrair, avaliar e reter talentos, mantendo-os engajados.
Essa predição de sucesso facilita as tomadas de decisão por parte da empresa, pois ele fornece ferramentas de medição padronizadas. Como resultado, os dados recolhidos pela plataforma dão às lideranças uma visão objetiva e embasadas cientificamente.
A seguir, apresentaremos cases de empresas que contrataram a solução. Mas, antes, listamos alguns tipos de talentos que você pode encontrar nos processos de recrutamento e seleção. Veja!
Quais os tipos de talentos?
É bastante comum esbarrar em testes de personalidade navegando pela internet. Ao mesmo passo em que alguns generalizam os perfis, categorizando os candidatos superficialmente, outros nos dão uma noção palpável do que poderemos encontrar adiante.
Afinal, a combinação de mais de um tipo de perfil somado às suas características pessoais é o que forma um talento em sua totalidade. Portanto, frisamos que uma personalidade engloba mais nuances do que os perfis preestabelecidos.
Nosso objetivo aqui é apenas apresentar direcionamentos distintos como forma de referência na hora de buscar por um perfil específico, ok?
Então, confira 4 tipos de talentos comportamentais que selecionamos.
1. Perfil comunicador
Uma pessoa de perfil comunicador é aquela que contém grande carisma e poder de persuasão. Em outras palavras, apresentam essa característica os profissionais que se expressam de forma clara, articulando bem suas ideias.
A habilidade comunicacional desse perfil costuma trazer benefícios. Entre seus principais pontos positivos, estão sua abertura às tarefas, o bom trabalho em equipe e o potencial criativo. Já os possíveis problemas desse grupo estão relacionados à falta de planejamento, desorganização e falta de confiança no trabalho.
2. Perfil planejador
Diferentemente do perfil comunicador, o planejador é aquele que tem o controle na ponta da caneta. Nesse sentido, organização é o ponto alto desse profissional. Por esse motivo, o trabalho em equipe também é uma vantagem do perfil, além da boa convivência com os colegas de trabalho graças à sua aversão a conflitos.
O talento planejador apresenta características comuns em líderes. Apesar disso, eles devem se atentar para que o medo de perder o controle sobre as suas ações não os torne inflexíveis.
3. Perfil executor
Os profissionais que gostam de encarar os desafios são os de perfil executor. Isso porque sua maior motivação são as metas cumpridas por meio de um trabalho de excelência. Por esse motivo, o executor pode se tornar autoritário, pois eles são conhecidos pela determinação em defender seu ponto de vista.
4. Perfil analista
O perfil analista preza pelos detalhes, o que o torna essencial no acompanhamento de projetos e processos para promoção de melhorias. Sua visão estratégica é um grande bônus, visto que eles prezam pela organização e o controle das tarefas diárias.
O problema com o perfil analista, no entanto, pode estar associado às dificuldades de lidar com a pressão no ambiente de trabalho. Ademais, também pode ser um desafio caso o colaborador precise lidar com irresponsabilidade de outros colegas.
Como ir mais fundo nos testes comportamentais?
Agora que conhecemos os principais tipos de talentos comportamentais, vamos te apresentar a plataforma AssessFirst, que reúne modelos preditivos que vão além da personalidade.
A princípio, a solução é dividida em três partes: SWIPE (SHAPE), DRIVE e BRAIN.
- SWIPE (SHAPE): A primeira avaliação ajuda na compreensão do modo de funcionamento do candidato por meio de uma representação visual. Aqui, ficamos sabendo de seus comportamentos com alta probabilidade de serem manifestados em áreas-chave da vida profissional.
- DRIVE: O segundo teste permite identificar os fatores de motivação do colaborador e antecipar a sua satisfação e compromisso em um determinado contexto profissional. Em outras palavras, o candidato é colocado em perspectiva com a função e o ambiente em que ele opera.
- BRAIN: O terceiro, por fim, nos permite compreender o nível de raciocínio do profissional e antecipar a maneira como ele irá analisar as informações, tomar decisões e aprender coisas novas.
A partir da junção dos três resultados é possível receber uma análise completamente objetiva e focada no candidato.
Assim, conseguimos ter acesso a diversas características, como gestão emocional, mapa de competências, pontos de alerta, maneira de se relacionar, tomada de decisão e muito mais.
Como selecionar os melhores talentos?
Resumidamente, os melhores talentos devem apresentar características alinhadas com as atribuições da vaga, os colaboradores da equipe e a cultura da empresa. Ou seja, tudo depende do desafio específico que sua empresa está enfrentando.
Além disso, é preciso optar por avaliações que consigam, de fato, captar a personalidade do indivíduo e prever suas possíveis ações, decisões e relacionamentos dentro de um time.
Pensando nisso, vamos apresentar exemplos de casos reais e detalhar como o teste AssessFirst ajudou empresas no processo de buscar dos melhores talentos. Vamos lá?
BHV Marais: redução de turnover e aumento de vendas
Uma das maiores empresas de loja de departamento de Paris, a Le BHV Marais tinha o desafio de aprimorar a experiência inicial dos consumidores.
Isso porque a performance dos vendedores sempre teve forte impacto nos resultados, o que influenciava diretamente nas decisões de compra. Sobretudo, como fator decisivo para o retorno após essa primeira visita.
Por esse motivo, o objetivo principal era recrutar os melhores vendedores e otimizar os processos internos. Assim, a equipe de RH buscou a AssessFirst para transformar seus processos de recrutamento e seleção.
A ideia era buscar profissionais alinhados com a mentalidade e demandas da marca, especialmente pela exigência da qualidade no processo de vendas.
Sendo assim, a solução escolhida pela empresa foi o recrutamento preditivo da AssessFirst. Mediante inteligência artificial, a ferramenta permite prever o potencial de uma pessoa para ter sucesso em um cargo.
Além disso, ela cria modelos preditivos (algoritmos) próprios e personalizados para a realidade de uma corporação, seja no campo de recrutamento ou no desenvolvimento.
O resultado disso foi um estudo de um mês com a equipe de atendimento ao cliente da empresa. Isso tudo a fim de entender o que distinguia os vendedores de melhor desempenho daqueles que tinham uma performance insuficiente.
Após 12 meses, portanto, foi possível colher os primeiros frutos:
- as vendas tiveram aumento de 11%;
- os custos de recrutamento reduziram em 20%;
- o tempo de recrutamento caiu 30%;
- o turnover reduziu, tornando-se 50% menor.
Inter: desenvolvimento de líderes e planos de carreiras
Pioneiro em soluções financeiras 100% digitais no Brasil, o banco Inter buscava ter um programa de desenvolvimento de lideranças mais efetivo. Seu maior desafio, então, era encontrar formas de recrutamento e seleção que entregassem uma real compatibilidade entre talentos, gestão e cultura organizacional.
Mesmo que a empresa já investisse em um outro conjunto de ferramentas comportamentais, ela viu na plataforma AssessFirst grande potencial estratégico. Assim, em um período de sete meses, houve aplicação de assessments com foco nas lideranças.
Visando o aumento de performance em gestão, a equipe do AssessFirst Brasil buscou desenvolver expertises comportamentais pautadas no Learning Agility. Como resultado, a ferramenta trouxe dados valiosos para a construção de planos de desenvolvimento para os profissionais.
Além do desenvolvimento de profissionais internos, a AssessFirst também contribuiu para a potencialização da contratação de talentos mais aderentes às necessidades e cultura organizacional da empresa.
Verde Agritech: segurança, diversidade e precisão nas contratações
Empresa consolidada de tecnologia agrícola, a Verde Agritech faz uso da AssessFirst como SAAS integrado aos processos de RH. Por meio da análise preditiva, os dados eram usados com foco nos processos de Atração e Seleção da empresa, apoiando a tomada de decisão das lideranças.
Entre os maiores desafios da empresa, estavam a construção e análise de perfil profissional; checagem de afinidades entre pares e com a liderança e realização de feedbacks por meio de resultados automatizados da plataforma.
Como resultado dessas ações, os líderes conseguiram aprofundar sua análise de pessoas por meio de estratégias como avaliações de fit cultural, one a one, desenvolvimento de PDIs, entre outros.
Como a AssessFirst te ajuda na seleção dos melhores tipos de talentos?
Esses cases apontam para a importância de uma boa contratação para sua equipe. Nesse contexto, ter definido os objetivos da empresa e conhecer o profissional recrutado são pontos essenciais para atingir resultados mais satisfatórios.
Por esse motivo é preciso detectar o potencial individual de cada pessoa, com apoio de tecnologias que te ofereçam informações sólidas e decisivas. Afinal, para compreender seres tão plurais e diversos, investir em uma experiência completa é a melhor opção para o RH.
Em síntese, a AssesFirst pode te ajudar na seleção dos tipos de talentos adequados para sua empresa. Entre em contato com nossos profissionais para saber mais sobre a plataforma. Esperamos ter ajudado!