Treinamento de Multiplicadores: o que é, para que serve e como implementar
A consolidação do conhecimento de um negócio é uma prática que contribui para o seu desenvolvimento sustentável e capital humano.
O treinamento de multiplicadores, por exemplo, faz parte desse processo.
Trata-se de um método em que um grupo selecionado de colaboradores é capacitado para disseminar o aprendizado e habilidades adquiridas para os demais.
No médio e longo prazo, esse tipo de capacitação favorece uma cultura de lifelong learning e potencializa o desempenho das equipes.
Neste artigo, você entenderá como essa jornada acontece e os ganhos para pessoas, negócios e resultados. Confira!
O que é o treinamento de multiplicadores?
O treinamento de multiplicadores, também chamado de formação de multiplicadores de treinamento, consiste em preparar colaboradores estratégicos para serem os responsáveis por repassar o conhecimento em uma empresa.
Esses multiplicadores atuam como guardiões e ponte entre o conhecimento adquirido em treinamentos especializados e a equipe operacional.
Quando bem planejada, esse tipo de capacitação amplia o alcance do aprendizado sobre áreas de um negócio de maneira ágil e eficaz.
Na prática, como funciona um treinamento de multiplicadores?
Ainda não entendeu como essa metodologia funciona? Então, vamos seguir com um caso real.
Case Salinor – Salinas do Nordeste S.A.
A Salinor, maior produtora de sal no Brasil, tem um modelo de negócio muito específico.
O processo de extração, produção e vendas do sal possui características inerentes da atividade e, naturalmente, somente quem trabalha na Salinor tem o domínio técnico de como tudo isso acontece.
O valor do capital intelectual e humano na corporação é imensurável, não acha?
Para consolidar a gestão do conhecimento, Selpe Advisory, em 2024, criou e implementou a Escola Salinor, projeto inicial de uma Universidade Corporativa.
Em parceria com a área de RH, elaboramos iniciativas de capacitação de funcionários para serem os guardiões do conhecimento, além de responsáveis por preparar os demais sobre as atividades internas da Salinor.
Workshops, mentorias, gamificação e criação de trilhas de conteúdos online foram algumas das ações lideradas pelo time Selpe Advisory.
Quais foram os resultados alcançados?
Mais que promover trilhas de aprendizagem e preparação técnica, consolidamos a gestão do conhecimento na Salinor e fomentamos um projeto robusto dedicado ao desenvolvimento contínuo.
Todo o processo resultou no fortalecimento da cultura organizacional, na maior sensação de pertencimento e melhor desempenho das equipes.
“Acreditamos no poder da educação corporativa e do desenvolvimento contínuo. A implementação da Universidade Corporativa da Salinor foi fruto de uma construção conjunta: time de projetos e RH que somaram forças”, explica Fabrizia Soares, Diretora da Selpe Advisory.
Quais são os benefícios de um treinamento de multiplicadores?
A adoção dessa estratégia traz uma série de vantagens para empresas e equipes, em diferentes contextos. Entre as principais, destacam-se:
- Desenvolvimento de lideranças: é comum que os multiplicadores se tornem líderes em potencial, fortalecendo o time e promovendo uma cultura de aprendizado e colaboração.
- Redução de custos: ao investir na capacitação de um grupo de multiplicadores, a empresa otimiza o orçamento para iniciativas externas, maximizando o retorno sobre o investimento em RH.
- Otimização de processos internos: com multiplicadores bem treinados, os fluxos de cada área se tornam mais eficientes, garantindo que as boas práticas sejam disseminadas de maneira ágil e sistêmica.
- Engajamento e colaboração: enquanto os multiplicadores se sentem empoderados e motivados, o sentimento de pertencimento é fortalecido.
Como implementar um programa de treinamento de multiplicadores?
Implementar um programa de treinamento de multiplicadores exige planejamento e alinhamento com os objetivos estratégicos.
O primeiro passo é identificar os colaboradores com o perfil e competências mais aderentes à proposta da formação — como habilidades de liderança, comunicação, autogestão e facilidade para trabalhar em equipe.
Uma consultoria de gestão de pessoas especializada pode ser a melhor escolha para conduzir esse processo (junto ao RH da empresa) do início ao fim.
Quais as responsabilidades de uma consultoria para formação de multiplicadores?
Uma vez selecionados, os profissionais devem passar por uma formação inicial de instrutores e multiplicadores, que contemplará o conteúdo técnico e metodologias de ensino e comunicação eficaz.
A estruturação do programa também inclui a definição de fluxos claros para a replicação dos treinamentos no futuro.
Criar materiais de apoio, como trilhas de conteúdo, manuais e vídeos, contribui para padronizar as informações, assegurando que o conhecimento seja transmitido de maneira consistente.
Nessa jornada, a consultoria é responsável pelo desenho e implementação de todas as etapas e acompanhamento da metodologia.
Qual o momento certo para investir em treinamentos de multiplicadores?
O treinamento de multiplicadores é uma metodologia poderosa para empresas que buscam otimizar a gestão do conhecimento, reduzir custos e promover o desenvolvimento contínuo.
Não há um momento específico para implementar essa abordagem. Por isso, você pode considerá-la em diferentes situações:
- como parte de planos de desenvolvimento individuais (PDIs);
- quando há implementação de novas áreas na organização;
- em períodos de transição ou integração de equipes de trabalho;
- na formação de novas lideranças etc.
Além de ampliar o alcance dos treinamentos, esse tipo de capacitação fortalece a liderança interna e garante que os processos sejam executados de maneira padronizada e eficiente.
Como vimos, implementar um programa de treinamento de multiplicadores traz retornos significativos em termos de performance, engajamento e crescimento sustentável do negócio.
Quer entender como conduzir essa estratégia na sua empresa? Entre em contato conosco e conheça a Selpe Advisory!