Employee Experience: o que é, qual a importância e como aplicar nas empresas?

Employee Experience: o que é, qual a importância e como aplicar nas empresas?

Employee Experience, ou experiência do funcionário, é um termo relacionado às principais preocupações das empresas no Brasil e no mundo.

É de conhecimento comum que os profissionais de hoje buscam mais do que remuneração e benefícios, em especial as novas gerações. Eles querem ser valorizados e desempenhar um trabalho compatível com seu propósito e com os novos ritmos de vida.

Dessa forma, investir no employee experience também é priorizar a Gestão de Pessoas de maneira completa.

Se você quer saber como implementar um processo de transformação e maior valorização do capital humano, continue a leitura.

O que é Employee Experience?

O employee experience prioriza os profissionais como centro da estratégia corporativa, principalmente das ações de Gente e Gestão.

Essa metodologia contribui para o desenvolvimento de equipes de alta performance, para o aumento do engajamento e da satisfação no trabalho. Afinal, ao focar nas pessoas, a empresa demonstra valorizar seus funcionários e acreditar no seu potencial, impactando no bem-estar.

É preciso lembrar também que o employee experience contempla toda a vivência de um profissional na organização. Ou seja, desde a atração e seleção até o seu desligamento.

Então, investir em um tratamento humanizado, políticas flexíveis, oportunidades de crescimento e bons benefícios são algumas iniciativas que auxiliam a tornar essa experiência mais agradável.

Além disso, zelar pela segurança física e emocional são fatores fundamentais.

Por que é importante priorizar a experiência do colaborador e quais as vantagens?

Trabalhar um melhor employee experience pode impactar positivamente no desempenho das equipes. Mais do que isso, contribui para o fortalecimento da cultura organizacional e a melhora de diversos indicadores de RH.

Além das vantagens apresentadas em relação ao aumento do engajamento e da performance, existem vários outros benefícios de apostar na estratégia. Veja só!

Aumento da produtividade

Ao investir na experiência do colaborador, a empresa irá contribuir para o aumento da sua sensação de bem-estar e satisfação. Como consequência, esse profissional se sentirá mais motivado, impulsionando seu engajamento.

O resultado dessa melhor vivência na organização e da identificação com as demandas é, então, o aumento da produtividade. Afinal, funcionários felizes e valorizados tendem a produzir mais e melhor em um menor período de tempo.

Melhor atração e retenção de talentos

Uma melhor employee experience colabora para que as pessoas desejem crescer junto com a organização, contribuindo para a retenção de talentos.

Além disso, difundir a imagem de que a empresa é um bom lugar para trabalhar, é uma ótima estratégia de employer branding. Trabalhar essa força de marca empregadora auxilia na atração de talentos qualificados e compatíveis com a identidade do negócio.

Melhoria na qualidade de vida dos colaboradores

As pessoas passam a maior parte do dia no trabalho e, por isso, cuidar para que tenham uma boa experiência contribui para a melhoria na qualidade de vida.

Afinal, ser feliz no trabalho impacta no quadro geral de bem-estar e felicidade, não é mesmo? Além disso, um employee experience ruim pode até mesmo ocasionar em danos para a saúde física e mental.

Dessa forma, uma das vantagens para as empresas está em ter colaboradores mais saudáveis, engajados, dispostos e felizes. Isso fará com que os indicadores de Gente e Gestão tenham uma melhora significativa.

Redução do turnover e absenteísmo

Com uma maior retenção de talentos e uma boa employee experience, sua empresa terá um quadro de funcionários mais estável. Assim, acontecerá também uma redução do turnover e do absenteísmo.

Afinal, o primeiro diz respeito à rotatividade de pessoal, ou seja, ao desligamento de colaboradores. Já o segundo fala sobre sua ausência do espaço de trabalho, seja por atrasos ou licença médica, por exemplo.

Employee Experience: o que é, qual a importância e como aplicar nas empresas?

Melhora no clima organizacional

Como vimos, uma melhor experiência dos colaboradores resulta em mais satisfação, bem-estar, motivação e engajamento. Tudo isso contribui para a felicidade dos profissionais e para a manutenção de boas relações no trabalho.

Como resultado disso, temos a melhora no clima organizacional e entre as equipes.

Como implementar uma boa estratégia de Employee Experience nas empresas?

1. Escute as equipes

Para oferecer um bom employee experience, nada mais justo do que ouvir os funcionários da sua empresa, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo é alinhar interesses, expectativas e dificuldades, em busca de tornar o ambiente mais agradável e receptivo para todos.

2. Realize pesquisas de clima e promova adequações

Cada colaborador tem uma vivência e uma percepção únicas sobre a empresa e o clima entre as equipes. Por isso, realizar uma pesquisa de clima é importante para entender a visão da maioria sobre a empresa.

Os resultados da pesquisa podem ser entendidos como indicadores de quais áreas e processos precisam de adequações e o que vem dando certo.

Além disso, problemas como baixo engajamento ou alto turnover podem ser identificados por meio dessa pesquisa.

A partir desses insights será possível propor mudanças na rotina, cultura, ambiente corporativo e modos de se relacionar.

3. Promova uma boa política de benefícios

Ao ouvir as equipes e rodar pesquisas de clima organizacional, é provável que sua equipe de Gente e Gestão colete as informações necessárias para compreender o que realmente faz sentido para os colaboradores.

Dessa forma, se torna mais fácil promover uma boa política de benefícios compatível com a cultura e necessidades da sua empresa.

Normalmente, para um bom employee experience, são mencionados aspectos como:

  • vale alimentação ou refeição;
  • cartão de benefícios, como gympass ou vale-cultura;
  • plano de saúde e odontológico;
  • auxílio-creche;
  • auxílio educação;
  • bonificação por metas alcançadas.

Para definir qual estratégia mais se adapta ao seu negócio, é preciso avaliar principalmente o perfil das equipes e o orçamento disponível.

4. Aposte no desenvolvimento de lideranças

Outro ponto importante para que os profissionais da sua empresa tenham uma boa experiência de trabalho é investir no seu desenvolvimento. Assim, com perspectivas de ascensão na carreira e o apoio necessário para isso, as pessoas vão se sentir mais valorizadas e reconhecidas.

Por outro lado, investir nas atuais lideranças da organização também ajuda na melhora do employee experience. Afinal, modelos de gestão humanizados, com troca de feedbacks e abertura para o diálogo e inovação tendem a construir bons espaços de trabalho.

5. Invista em tecnologia no RH

A tecnologia no RH contribui para a otimização de diversas tarefas, automatizando demandas operacionais. Além disso, permite uma gestão de pessoas e processos mais ágil e eficiente.

Isso faz com que seus colaboradores possam se dedicar ao seu verdadeiro potencial estratégico. E, assim, experimentem um aumento em seu engajamento e motivação.

Outro ponto é que, com a coleta e análise de dados, sua equipe de Gente e Gestão poderá construir planos de desenvolvimento de carreira muito mais assertivos e personalizados.

Mais do que isso, com o uso de People Analytics, as soluções tecnológicas permitem a formação de equipes compatíveis e qualificadas. Como consequência, temos colaboradores com boas relações entre si e com habilidades complementares, melhorando a employee experience.

Aprimore todos os processos

Por fim, lembre-se de que a experiência do colaborador começa no primeiro contato com a empresa e só termina após seu desligamento.

Assim, a employee experience deve ser pensada para absolutamente todos as etapas dessa jornada. E, para isso, a organização deve passar por treinamentos, realizar feedbacks e adaptar processos.

Se quiser saber mais sobre como oferecer a melhor experiência para os profissionais da sua empresa, não pare por aqui! Aproveite sua visita ao blog e confira também nosso artigo sobre trabalho com propósito.

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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